domingo, 19 de janeiro de 2014

QUANDO EU OUVI FRERE JACQUES...

Saia cinza chumbo, camisa branca e cinto vermelho.

Lembro-me como se fosse hoje do uniforme que  a minha mãe usava, quando estava concluindo o antigo ginasial. Eu já era grandinha, tinha 6 anos e já estava no primeiro ano do antigo primário. Então, pela manhã ela me levava para a escola e a tarde, eu a acompanhava nos estudos (afinal, não tínhamos dinheiro para babá).

Por isso, tenho certeza de que foi dela que herdei o gosto pela leitura, pelo aprendizado.
Acho que também foi a minha mãe a responsável por despertar em mim a minha primeira grande paixão: o francês!

É que - acredite se quiser - naquela época o inglês não era a lingua dominante. Por isso, nas escolas se aprendia o francês. Isso mesmo, francês... aquele da França!

E me lembro que certo dia, depois de chegar da escola, enquanto preparava o jantar para o meu pai, minha mãe começou a cantar uma musiquinha tão linda, que nunca mais saiu da minha cabeça e do meu coração.


Achei aquela sonoridade tão linda, aquelas palavras tão doces, e na minha cabeçinha de criança pensei:  Um dia eu vou ser francesa, para falar e cantar assim, bonito!

E foi assim, no dia em que eu ouvi "Frere Jacques", que nasceu o meu amor pela França.


Nenhum comentário:

Postar um comentário